Justificativa:

 

O presente projeto de lei tem a finalidade de tornar oficial nas escolas públicas municipais o ensino de técnicas de judô. O judô como esporte é uma ferramenta de inclusão social e de formação de jovens e adultos, pois, seus fundamentos técnicos voltados para o aprendizado motor fazem com que o corpo se transforme e com isso, todas as qualidades humanas sejam desenvolvidas em harmonia.

 

Os cientistas já comprovaram que o judô desempenha papel importante no aumento da capacidade de armazenamento de informações, respostas rápidas, agilidade e destreza, e principalmente no aumento da concentração e equilíbrio mental.

 

O criador do judô, Dr. Jigoro Kano, distinguiu três qualidades para explicar o porquê da prática do judô:

 

A primeira qualidade é a condição física, obtida através de exercícios adequados, com a idade e capacidade individual de cada um, de forma ordenada e metódica para proporcionar um corpo forte e saudável. Com o trabalho dentro de critérios didático-pedagógicos, as funções corporais tornam-se adaptadas pelas atividades, promovendo uma força muscular adequada para as crianças, jovens e adultos, melhorando consideravelmente sua resistência, coordenação motora, agilidade e destreza, bem como o equilíbrio.

 

A segunda qualidade é o espírito de luta, onde o judoca através da prática do judô e pela incorporação dos princípios filosóficos durante as aulas torna-se mentalmente condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se quando ameaçado. Com os treinamentos adquire autoconfiança e autocontrole não para fugir do perigo, mas para adotar medidas e iniciativas em qualquer situação.

 

E por último, atitude moral autêntica, adquirida através de treinamento que induz a humildade social, a perseverança, a tolerância, a cooperação, a generalidade, o respeito, a coragem, a compostura e a cortesia.

 

As experiências obtidas durante as aulas e treinos, por tentativas e erros, e pela aplicação das regras, impõem mudanças de atitudes, elevando o poder mental da imaginação, redobrando a atenção e observação e firmando a determinação.

 

Quando encontramos falhas no convívio social e moral, o judô desempenha papel importante, como instrumento de formar e lapidar o verdadeiro caráter moral do ser humano. As qualidades apresentadas são aplicadas no dia a dia do judoca, nas pequenas atitudes dentro e fora da sala de aula, Com o passar dos anos ajuda a moldar a personalidade e com isso a formação dos verdadeiros homens.

 

Com o trabalho voltado ao aprendizado, centenas de jovens de nossa cidade poderão a médio prazo participar de jogos cooperativos de judô, buscando com isso reforçar seus conhecimentos técnicos, táticos e psicológicos, respeitando as regras do esporte, buscando desenvolver a autoconfiança, habilidades, cooperação com colegas do grupo, praticando a luta como algo prazeroso.

 

Sorocaba já desenvolve vários programas e projetos de educação em tempo integral, sendo dez unidades escolares já em funcionamento na rede municipal de ensino, onde são desenvolvidas atividades lúdicas, além de projetos sociais a serem desenvolvidos com apoio de outras secretarias municipais, especialmente nos bairros considerados de vulnerabilidade social.

 

Isso posto, solicito o apoio dos nobres pares na deliberação e posterior aprovação da presente propositura, pois revestida de relevante interesse público.

 

S/S., 29 de janeiro de 2010.

 

HÉLIO APARECIDO DE GODOY

Vereador.